Guarani x Ituano: duelo dos desesperados em Campinas

Por: Clayton Santos

Guarani e Ituano se enfrentam na noite desta terça (18), às 19h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O duelo coloca frente a frente as duas piores equipes da competição, que precisam desesperadamente da vitória para amenizar a crise que ronda os clubes na atual temporada.

Com 4 pontos e apenas uma vitória, o Guarani é o lanterna da Série B e não vence há seis rodadas, sendo três derrotas seguidas. No último jogo, derrota de virada para o Avaí por 3 a 2, em Santa Catarina.

Ainda aguardando a finalização da negociação com o técnico Pintado, o Bugre será comandado pelo interino Marcelo Cordeiro, que terá desfalques para este confronto. Serão quatro ausências devido suspensão automática: O volante Matheus Bueno e os atacantes Airton, João Victor e Marlon Douglas receberam o terceiro amarelo.

Guarani só venceu um jogo em 10 disputados nesta Série B, contra o Botafogo/SP, na quarta rodada (Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC)

Uma posição acima do Guarani, o Ituano é o vice-lanterna, com seis pontos, vindo de três derrotas seguidas. Foram 10 gols sofridos nesses últimos três jogos da equipe que tem a pior defesa do Campeonato. Na rodada passada, derrota em casa para o Paysandu por 5 a 3 e muitas cobranças do torcedor rubro-negro, que agora sabe que mesmo com um triunfo em Campinas, o Galo permanecerá no Z-4 por pelo menos mais uma rodada. Porém, otime de Itu ainda não sabe o que é vencer na condição de visitante na temporada. Em 11 jogos longe de Itu, foram 10 derrotas e um empate.

Pressionado, o técnico Alberto Valentim não poderá contar com o zagueiro Wálber e o lateral-direito Léo Duarte, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Marcel e Léo Oliveira devem ocupar as vagas, respectivamente.

Ituano pode terminar a rodada na última posição caso perca para o Guarani, em Campinas (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

Assim como o Ituano, o Guarani só venceu três jogos em 2024. Além da vitória contra o Botafogo de Ribeirão Preto, por 2 a 0, na quarta rodada desta Série B, o Bugre venceu o Bragantino e o próprio Ituano em jogos do Paulistão.

No total, foram 37 jogos entre o Galo e o Bugre, com 19 vitórias do time campineiro, nove do Ituano e mais nove empates. O Ituano não vence o rival há quatro jogos, desde outubro de 2022, quando bateu o alviverde por 2 a 1, no estádio Novelli Júnior, gols de Gabriel Barros e Dudu Vieira, em jogo válido pela Série B.

Dudu Vieira foi o autor do gol do que deu a última vitória sobre o Guarani, em 2022, no estádio Novelli Júnior (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

A partida terá transmissão ao vivo através do SporTV e Premiere para todo o Brasil. O torcedor também terá as opções de acompanhar o jogo pelas rádios Cidade FM e Nova Itu.

Deixe um comentário